NOTAS DE ESTUDOS: A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITALISMO E A GEOPOLITICA MUNDIAL NO FIM DO SECULO XX

| Publicado por Rodrigo Sousa em: 8 de janeiro de 2013 |


Os monopólios capitalistas surgem como uma forma de fazer um cerco ao entorno do socialismo, para controla-lo.

  • A mundialização do capitalismo


Com a segunda guerra e a guerra fria, surge a necessidade de reconstruir o mundo capitalista e, para tanto as empresas multinacionais são a ferramenta perfeita.

Mas tal condição se deu em 3 processos, constituindo o mercado mundial:

a-A necessidade de reconstrução levou ao fluxo norteamericano na Europa e no Japão;
b- Dá se o processo de abertura das economias pelo fluxo de capital e pela nova tecnologia que ressalta atrativa aos olhos do mundo, e permite a produção em muitos países de um mesmo produto;
c- Surgimento de uma espécie de governo internacional (onu, fmi, blocos econômicos, etc.).

Conceitos importantes:
--> Internacionalização – processo de integração dos fluxos e consequente evolução da produção.
--> Multinacionalização – processo de transformação das empresas em multinacionais.
--> Mundialização do capitalismo – conjunto de processos que permite, produzir, distribuir e consumir bens de consumo, por meio de: -mecanismos de valorização do produto, para mercados mundiais, por organizações mundiais e com territorialidade complexa. A mundialização é uma adaptação ao mercado local.
  •  A nova divisão internacional do trabalho

Com a expansão industrial o trabalho é dividido em primário, secundário e terciário, considerando o nível de qualificação dentro de cada ramo.

Essa nova divisão cria três tipos de países, industrializados, de industrialização parcial e com economia de enclave (zonas francas), de forma que cada uma exige um grau de técnica diferenciado (produz tecnologia, trabalha a matéria prima, monta e executa), consolidado pelas multinacionais.

  • A expansão geográfica das multinacionais

Surgimento das zonas francas como  uma forma de abstrair ainda mais da produção, pela facilidade de implementação, mão de obra barata e vantagens fiscais.

Esse é um processo fundamental na consolidação do capitalismo e das multinacionais, primeiro ocorrendo dos EUA para a Europa e Japão e depois desses países para o mundo subdesenvolvido.

  • As grandes instituições financeiras mundiais

O FMI é a mais importante, composto por grande quantidade de países membros, que criam um fundo com seus recursos, entretanto o grau de poder de decisão do fundo é de acordo com a contribuição e, quando necessário os países mais ricos que o dominam decidem se pode ou não fazer a retirada do fundo, ou seja, é uma instituição que cria uma nova estrutura de poder mundial que pressiona os países mais pobres ao poder dos mais ricos.

As pressões são desde orientação em investimentos a nível de tipo de tecnologia (EX.: ARMAMENTISTA) como em verdadeira obrigação a importação e exportação , forçando as bases para as multinacionais e o fluxo do capital.

Isso é ainda mais escancarado no BIRD e no BID, bancos de empréstimo de dinheiro para controle das economias nacionais.

  • A formação dos blocos econômicos

O exemplo mais solido é a UNIÃO EUROPEIA, que garante a livre circulação de mercadorias e pessoas entre os países membros e cria toda uma estrutura política de poder e administração supranacional.

É constituída pelo parlamento europeu, conselho europeu, comissão executiva, tribunal de justiça e contas, banco europeu.

Assim, este bloco é mais do que um simples acordo de comercio é a constituição de acordos a todos os níveis da sociedade com o fim maior de sobressair-se aos calotes do capitalismo.

Comecon – URSS e países do leste europeu

Mercosul – países da américa do sul

Tigres asiáticos e Japão (vitrine do capitalismo na azia socialista)

Existe a comitação de um acordo mundial GATT (ACORDO GERAL DE TARIFAS E COMERCIO), que ao meu ver criaria o desenvolvimento pleno do capitalismo, com facilidade total para a produção e fluxo dos produtos e consumo no mundo.

  • As transformações no leste europeu

Com a morte das lideranças e o atolamento financeiro da URSS, foi exigido um novo sistema que não mais cabia ao socialismo, os países membros passaram a exigir sua autonomia política e econômica, e desencadeia um conjunto de processos de independência.

Entretanto tais nações necessitaram a médio e curto prazo unir-se em apoio mutuo.

Na Alemanha e na Coréia, as pivores da segunda guerra, foi necessário uma reunião, para reafirmar o fim da guerra fria e a efetiva dominação dos EUA e do capitalismo sobre o mundo.

Com o fim das pressões soviéticas, os países do leste  europeu ganharam a possiblidade de democratizar-se e não perderam a oportunidade.

  • A formação territorial do mundo no final do século XX

Assim entre a década de 80 e 90 o mundo ganhou uma nova configuração, que perdura aos dias atuais. A independência foi o principal marco, sobretudo pela quebra das pressões socialistas.

Surge a empresa mundial como  a consolidadação efetiva do capitalismo, na qual as multinacionais reinam absolutamente, com a criação dos seus monopólios.

Sinteticamente, consistem em uma estrutura oligapolizada, caracterizada que tem por objetivo monopolizar o mercado. Embasado na criação de multinacionais que agregam nacionais seja para a produção de matéria prima ou para sua reprodução. Surgem desses acordos as mega empresas.

Configura-se um mundo altamente interligado e industrializado mas que ainda não resolveu a fome.




Referência: A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITALISMO E A GEOPOLITICA MUNDIAL NO FIM DO SECULO XX de Ariovaldo Umbelino de Oliveira
© 2013 - o-espetacular.blogspot.com | Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução de qualquer conteúdo deste site sem autorização por escrito de seus autores.