CIDADES INTELIGENTES DO CEARÁ

| Publicado por Rodrigo Sousa em: 13 de janeiro de 2013 |


Nesta postagem apresentamos um texto sobre a existência de projetos que objetivam a implementação de ações inteligentes em cidades cearenses, apresentado à disciplina de Formação do Espaço Mundial do Curso de Geografia-UVA.




A priori, uma cidade inteligente é uma cidade que apresenta alta quantidade de informações e meios tecnológicos que facilite a vida do cidadão, mas este conceito torna-se complexo a medida que envolve um conjunto de políticas que tornem possível a sua condição de inteligente, a exemplo da mobilidade, geração de empregos, qualidade dos serviços prestados como educação e saúde entre tantos outros.
No Ceará, com a ideia de estudar, de modo aprofundado, as áreas econômica, social e ambiental de três cidades,Barbalha, Maranguape e Mauriti, com o intuito de, posteriormente, implementar nelas soluções inteligentes, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vêm desenvolvendo suas pesquisas para orientar a administração destas cidades, com base em estudos semelhantes desenvolvidos em universidades européias.


Uma cidade inteligente pode ser definida como uma comunidade que faz um esforço consciente para usar a tecnologia da informação no intuito de transformar e otimizar o cotidiano. Possui internet banda larga ampla para empresas e residências, alto nível de inclusão digital, inovação pulsante, transporte integrado, baixo desperdício de energia e muita informação disponível para a população.
Abaixo temos um conceito de cidade inteligente desenvolvido por Steventon e Wright, 2006.

“Uma Cidade inteligente também pode ser definida como um ambiente inteligente, que embute tecnologias da informação e da comunicação (TIC) que criam ambientes interativos, que trazem a comunicação para o mundo físico. A partir desta perspectiva, uma cidade inteligente (ou em termos mais gerais um espaço inteligente) se refere a um ambiente físico no qual as tecnologias de comunicação e de informação, além de sistemas de sensores, desaparecem à medida que se tornam embutidos nos objetos físicos e nos ambientes nos quais vivemos, viajamos e trabalhamos.“ (Steventon e Wright, 2006).

Um outro conceito com uma idéia mais voltada aos cidadãos enquanto produtores do Espaço nos é apresentada por Komninos 2002.

“cidades (ou comunidades, clusters, ou regiões) inteligentes são aqueles territórios caracterizados pela alta capacidade de aprendizado e inovação, que já é embutida na criatividade de sua população, suas instituições de geração de conhecimento, e sua infraestrutura digital para comunicação e gestão do conhecimento. A característica distintiva de uma cidade inteligente é o grande desempenho no campo da inovação, pois a inovação e a solução de novos problemas são recursos distintivos da inteligência” (Komninos 2002 and 2006).

Assim, muito mais do que um ambiente dotado de tecnologia, essas cidades precisam de pessoas capazes de pensar diferente, sempre naquilo que é novo e pode modificar, para melhor, aspectos da vida moderna. Ainda sobre o conceito cidade inteligente podemos entender que essas, lançam mão do que há de mais moderno em recursos tecnológicos e arquitetônicos como resposta aos desafios impostos pelo adensamento populacional.
A idéia é criar ambientes sustentáveis, eficientes, com alto grau de conectividade e, consequentemente, com excelentes níveis de qualidade de vida, assim uma das principais características das cidades inteligentes é a sustentabilidade, bem como o avanço das tecnologias da informação e da comunicação que são outros aspectos fundamentais para que uma cidade seja considerada inteligente.
Percebemos também que nem tudo sobre cidades inteligentes se refere a territórios tão futurísticos, as aglomerações urbanas são como organismos vivos e desenvolvem novas necessidades constantemente. O que hoje se convenciona incluir no campo das cidades inteligentes são formas de pensar a vida urbana e o uso das tecnologias que, em alguma medida, sempre estiveram entre as preocupações dos especialistas em urbanismo.
Expomos a seguir algumas das características de cidade inteligente, comumente encontradas nos pensamentos de autores que estudam o tema.
·      A utilização de uma infraestrutura de rede para melhorar a eficiência econômica e política que possibilite o desenvolvimento social, cultural e urbano, onde o termo 'infraestrutura' refere-se a serviços de habitação, lazer e estilo de vida. Essa visão sustenta a ideia de uma cidade conectada como principal modelo de desenvolvimento e a conectividade como sua fonte de crescimento.
·      A ênfase no desenvolvimento urbano orientado a negócios. Apesar de essa perspectiva dar um peso excessivo ao aspecto econômico no progresso das cidades, ela é corroborada empiricamente, pois pesquisas mostram que as cidades receptivas a novos negócios estão em sua maioria entre as que apresentam um desempenho socioeconômico satisfatório.
·      Um forte foco na busca da inclusão social da totalidade dos residentes urbanos nos serviços públicos, pouco adianta ter uma cidade com ótima infraestrutura se os cidadãos não têm acesso sequer aos equipamentos urbanos.
·      Cidades que querem ser bem sucedidas devem atrair mão de obra criativa,apesar da presença de força de trabalho qualificada e inventiva não assegurar um bom desenvolvimento urbano, esse fator é decisivo para o sucesso das cidades em uma economia globalizada e fortemente baseada no conhecimento.
A evolução de uma cidade em termos econômicos, sociais e ambientais depende em grande medida de sua capacidade de criar um ambiente favorável à inovação nos vários setores da sociedade, aliciando governos, indústrias, empresas, universidades e centros de pesquisa, organizações, comunidades e cidadãos para trabalhar cooperativamente. Com efeito, a inovação é o processo através do qual são encontradas soluções para problemas abrangendo desde a luta contra doenças fatais até as mudanças climáticas, é a fonte essencial de melhoria de nossa qualidade de vida e da de nossos descendentes.
É evidente que um progresso duradouro só pode provir de novos paradigmas de desenvolvimento que assegurem, ao mesmo tempo, crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental.
Estudos mostram que não existem cidade inteligente sem educação de qualidade, em seus diversos níveis. Diversos setores da economia apontam a inovação como a melhor estratégia para elevar a capacidade competitiva das empresas e gerar riquezas para o país, o estado e o município. Mas a humanidade já aprendeu que se desenvolver às custas do meio ambiente não é mesmo uma boa ideia. Nas estruturas urbanas planejadas, a economia e o bem-estar dos habitantes precisam andar de mãos dadas.


Três cidades cearenses servirão de modelo para implantação do sistema de “Cidades Inteligentes”, que utilizam uma base de Tecnologia da Informação para encontrar soluções inteligentes para gestão de cidades, Barbalha, Maranguape e Mauriti foram escolhidas para participar do Projeto Cidades Inteligentes, que tem por objetivo desenvolver uma metodologia para um estudo aprofundado sobre o que acontece nas cidades, antes da implantação de um serviço digital eficaz.
Segundo o pesquisador Samuel Câmara, do mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e diretor do Grupo de Pesquisa de Cidades Inteligentes no Semiárido, o projeto visa a implantação desta filosofia em pequenas e médias cidades do semiárido nordestino. Para isso, o grupo viajou para conhecer casos de sucesso na Espanha, Portugal, Holanda e Finlândia.“Fomos a Borba, Redondo e Évora (Portugal), Barcelona (Espanha), na Holanda a Amsterdã, Delft e Leiden, onde visitaram projetos desenvolvidos por universidades e instituições de pesquisa nas áreas de design e tecnologia. Esses projetos são, segundo o pesquisador, verdadeiros laboratórios vivos para as universidades.
A escolha de tais cidades para início dos estudos se deu a partir das experiências observadas na Europa, que buscou estudar cidades que já apresentava certa infra-estrutura básica, como de comunicação, escolas, universidades, que não fossem de tamanho tão grande para facilitar as observações e que já mostrasse também interesse político em assumir o compromisso de pensar uma gestão da cidade de maneira inteligente.
Roberto Pinto, professor e coordenador do mestrado de Administração da UECE e membro do grupo de pesquisa, diz que as soluções encontradas não podem ser transplantadas para a realidade de nossas cidades, mas que foram em busca da filosofia. “Queremos identificar as necessidades e possíveis trajetórias para tornar nossas cidades mais inteligentes”, afirma Pinto. Segundo ele, nas três cidades cearenses serão feitas pesquisas/diagnóstico das necessidades, onde serão envolvidos alunos e professores da UECE. Com base nos dados, o objetivo é qualificar a gestão municipal no desenvolvimento de projetos que estejam sintonizados com as especificidades daquelas sociedades. “Quando a sociedade não participa das soluções, ela não se apropria delas, aí acontecem os casos de vandalismo e abandono”, diz o pesquisador e acrescenta: “Soluções inteligentes não precisam ser complexas, mas têm que atender às necessidades da cidade”.


Figura 01:Localização das cidades inteligentes propostas pelos estudiosos da UECE no Ceará
Fonte: Adaptado do Atlas da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará.

Barbalha é uma cidade do sul do estado do Ceará, fundada em 17 de agosto 1846 localizada a 07°18'18"S s 39°18'07"O, altitude de 214m a uma distância de 610 Km de Fortaleza pertence a mesorregião do sul cearense e microrregião do cariri, faz limite com Crato, Juazeiro do norte, Jardim e Missão velha, ocupa uma área de 479, 184 km², com população de 55 373 hab (ibge/2010), densidade: 115,56 hab/km², idh igual a 0,687, pib correspondente a R$ 204.980 mil anuais e pib per capita deR$ 0,01.

Figura 02: Vista aérea de Barbalha/CE
Fonte: http://img429.imageshack.us/img429/7991/aerea03rk6.jpg.

Maranguape está situada no Nordeste do Estado do Ceará, no sopé da serra de Maranguape, a 30 km distante de Fortaleza. Tem uma área de 654,8 km², localizada na latitude 3°53’27’’S e longitude 38º41’08’’O, à altitude de 68,57 metros, na mesorregião da Zona Metropolitana de Fortaleza e microrregião de Fortaleza, com uma população: 115.465 (IBGE, 2011), limitada territorialmente por Caucaia, Maracanaú, Caridade, Palmácia, Guaiúba, Guaiúba, Pacatuba, Pentecoste e Caridade. O clima predominante ao longo do ano é tropical Quente Úmido, com período Chuvoso de Janeiro a Maio, dispões das unidades fitoecológicas da caatinga arbustiva densa,floresta subcaducifólia tropical fluvial, floresta subperenifólia tropical pluvio-Nebular (Mata úmida, serrana), unidades geomorfológicas de depressão sertaneja submetida a processos de sedimentação, maciços residuais dissecados em cristais e colinas, solos Bruno não cálcicos, solos litólicos, planossolosolódico, podzólico bvermelho-amarelo e vertissolos. O município tem como atividades econômicas, na serra, portugueses cultivam o café e frutas, mas atualmente a economia de Maranguape mantém duas vertentes, que unem tradição e modernidade, o município destaca-se tanto pela produção de bordados, em especial o richilieu, quanto nas indústrias, como a Dakota, Mallory e Hope.

Figura 03: Vista aérea de Maranguape/CE
Fonte: http://i147.photobucket.com/albums/r320/jovazin/Fotos%20bestas/GBC0715_0088D.jpg

Mauriti está Localizada da Região Sul do Estado, distante da Capital Fortaleza 491,80Km, à altitude de 374 metros, com densidade demográfica de 37,48 hab/km², população de 41.679 Habitantes (IBGE 2007), localizada geograficamente nas coordenadas 07°23’21’’S e 38°46’28’’O, de clima predominante tropical quente semi-árido, com solos areias auartzosasdistróficas, litólicos, podzólico vermelho-amarelo e vertissolo, caracterizado por ter período chuvoso de fevereiro a abril, com pluviosidade média de 754,2mm, relevo de chapada do Araripe e depressões Sertanejas, vegetação de floresta caducifólia espinhosa e floresta subcaducifólia tropical pluvial, localizado na macrorregião do Cariri - Centro-sul, limitada territorialmente pelo estado da Paraíba, Estado do Pernambuco, Milagres e Brejo Santo no Ceará. Sua área territorial é de 1.112Km²
Figura 04: Vista aérea de Muriti/CE
Fonte: http://www.citybrazil.com.br/arquivos/imagens/galfotos/gf_800_00006411.jpg


Portanto podemos dizer que o conceito de "cidade inteligente" integra tanto seus espaços físicos, institucionais e digitais, descrevendo um território com atividades bem desenvolvidas relacionadas a conhecimento, ou grupos de tais atividades, rotinas embutidas de cooperação social, permitindo que o conhecimento seja adquirido e adaptado, um conjunto desenvolvido de infraestrutura de comunicação, espaços digitais e ferramentas de conhecimento e inovação, e uma habilidade comprovada de inovar, gerenciar e resolver problemas que apareçam pela primeira vez, uma vez que a capacidade de inovar e gerenciar a incerteza são os fatores críticos para se medir inteligência.
Percebemos através de tal “síntese” que o conceito de cidade inteligente é bastante complexo, não podendo nos iludir com discursos simplistas que tentam atribuir novos nomes à ambientes tão tradicionais e pouco diferenciados ao longo do tempo e do espaço, como uma forma de angariar recursos e investimentos.
As três cidades cearenses aqui apresentadas, não são cidades inteligentes, existe apenas um projeto de pesquisa para investigar o potencial destas cidades se tornarem inteligentes, o que necessitará de grandes investimentos na cultura, educação, saúde e sobretudo na formação dos cidadãos em pensar a cidade como um lugar para ser usufruído e discutido e dos gestores, enquanto organizadores maiores destes espaços.


DUARTE, Fábio. Cidades inteligentes: inovação tecnológica no meio urbano. Disponível em: . Acesso em: 22-10-2012.

Komninos, N. (2002) Intelligent Cities: Innovation, knowledge systems and digital spaces, London and New York, Routledge.

Steventon, A., and Wright, S. (eds), (2006) Intelligent spaces: The application of pervasive ICT, London, Springer.

XIMENTES, Victor. Ceará dá os primeiros passos para ter cidades inteligentes. Disponível em: . Acesso em: 22-10-2012.
© 2013 - o-espetacular.blogspot.com | Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução de qualquer conteúdo deste site sem autorização por escrito de seus autores.