PAUTANDO UMA BREVE INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA E SEUS CONCEITOS

| Publicado por Rodrigo Sousa em: 6 de setembro de 2013 |


A geopolítica é mais uma das tantas abordagens geográficas que gera discussões e questões polêmicas, a exemplo da análise de Wanderley Messias da Costa, no livro Geografia política e geopolítica ao tentar definir geopolítica, afirma “com relativa segurança que a geopolítica é antes de tudo um subproduto e um reducionismo técnico e pragmático da Geografia política”. Ou seja, a geopolítica trata do mesmo objeto que trata a Geografia política, entretanto sob uma concepção pouco teórica e muito aplicada aos interesses estatais. A exemplo dos estudos do pioneiro da geopolítica, Rudolf Kjéllen que estudou as relações entre Estado e território de forma a manipular os conceitos e a sugerir um receituário imperialista.

Desde o seu surgimento, os adeptos da geopolítica desdenham seus esforços na tentativa de compreender as expansões territoriais dos Estados, sobretudo a partir de relações de ordem econômica, como o neocolonialismo e o imperialismo comercial, conceitos centrados na expansão do poder de poucos Estados sobre os demais.

Entretanto, a geopolítica ganha rumos mais bem definidos de uma ciência a partir dos pensamentos de Mahan, embasados nas discussões em torno do poder marítimo e Mackinder, que voltou suas atenções ao poder terrestre. Pensamentos estes que possibilitaram um diálogo de oposição e síntese na construção da nova ciência .É importante destacar que todos os estudos geopolíticos estão embasados pelo contexto histórico que vive o pesquisador, pois observamos que desde as idéias precussoras de Ratzel, bem como as necessidades estatais à que serve a pesquisa no caso de Ratzel, a Alemanha. Com Mahan não poderia ser de outro modo, este se colocou na posição de teórico do expansionismo territorial que acarretaria na ascensão dos Estados Unidos como potência mundial.

Mahan percebeu que desde muito tempo as principais vias de circulação e de fluxos davam-se em rios e canais navegáveis, o que beneficiou países que tinham extensa rede de drenagem como Holanda e Alemanha. Entretanto com o advento de processos de fluxos globais, estes se alargaram e geravam choques de interesses entre as nações. O canal de Suez é um dos maiores exemplos que sustenta as teorias de Mahan, pois este canal tornou a Inglaterra uma das maiores e mais sólidas potências mundiais, a partir do controle do tráfego de mercadorias.

Mackinder direciona seu foco às conquistas territoriais dadas nos continentes, busca por meio de análises históricas justificar a condição de dominância dos Estados de seu tempo. O exemplo mais clássico do seu pensamento é a Rússia que é tida como uma verdadeira potência, sobretudo devido ao seu imenso território, diferente dos países da Europa Ocidental que apesar de suas condições econômicas, pouco território físico tinham. Assim, a exemplo da Rússia, a dominação terrestre, a partir da dominação dos países mais próximos foi fator determinante para o maior jogo de poderes da história humana, a segunda guerra mundial.


Seja por terra, pelo mar ou mesmo pelo ar os Estados que conseguiram angariar certo controle sobre os recursos naturais, dos quais os demais Estados são dependentes, destacaram-se, de forma a controlar os fluxos de pessoas, mercadorias ou ideias e a impor suas condições, em muitos casos por meio do terror, é necessário destacar também que, se até pouco tempo o que chamava a maior atenção dos Estados era o controle da produção de determinados produtos como o petróleo, como forma de dominação, hoje o foco recai sobre os consumidores, assim, quem tem mais relações de comércio e consequentemente mais possibilidades de vendas, “dita as regras”. 


Escrito por Rodrigo Sousa em Maio de 2013
© 2013 - o-espetacular.blogspot.com | Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução de qualquer conteúdo deste site sem autorização por escrito de seus autores.