DENSIDADE TÉCNICA, INFORMACIONAL E COMUNICACIONAL DE ALCÂNTARAS/CE

| Publicado por Rodrigo Sousa em: 14 de janeiro de 2013 |


Neste trabalho tentamos identificar elementos que configuram a densidade técnica, informacional e comunicacional em Alcântaras/CE, que é um município do interior do Ceará, localizado na Serra da Meruoca, com população de 10.771 hab., uma área de 139 km2, no qual a principal atividade são os serviços (IBGE, 2007).

fonte:http://www.caririnoticia.com.br



Com a globalização os lugares vêm passando por profundas transformações, sobretudo em sua organização espacial, organização esta que é fruto do trabalho dos habitantes de tal lugar e da utilização de uma certa quantidade técnicas que apresentam-se ou não em profundo nível de desenvolvimento tecnológico e em grande ou pequena quantidade/variedade, caracterizando a densidade técnica deste lugar.
Mas o lugar também é densidicado, de acordo com Santos como, levando-se em consideração a sua capacidade de abstração (densidade informacional) e a sua capacidade de interação e estabelecimento de fluxos de informação e conhecimentos (densidade comunicacional).
Neste trabalho tentamos identificar elementos que configuram a densidade técnica, informacional e comunicacional em Alcântaras/CE, que é um município do interior do Ceará, localizado na Serra da Meruoca, com população de 10.771 hab., uma área de 139 km2, no qual a principal atividade são os serviços (IBGE, 2007).


Milton Santos conceitua o termo técnico como sendo o conjunto de meios desenvolvidos pelo homem em um processo histórico com o objetivo maior de facilitar, organizar e orientar as suas ações. Assim a técnica seria espécies de ferramentas construídas para formatar o espaço de um lugar de acordo com as necessidades humanas, constituindo em sua totalidade a tecnosfera.
Tendo portanto, a tecnosfera como resultado de um processo de “crescente artificialização do meio ambiente”, conforme SANTOS, podemos analisar Alcântaras como sendo uma cidade pouco tecnificada, comparada ao espaço de escala global, sobretudo pela inexistência de meios que tornem as relações entre as pessoas algo artificial, pois é marcante ainda os as relações de negócios que são desencadeados informalmente, muitas vezes em casa ou na própria rua, o que caracteriza um fator primordial na mensuração da densidade técnica de um lugar, pois o lugar mais técnico seria o centro de uma cidade grande, exclusivo ao desencadeamento de negócios, com pouca ou nenhuma relação mais afetiva, um espaço altamente formal, e portanto artificial.
O trabalho e as relações que desencadeia constitui o principal elemento caracterizador da quantidade de técnica de determinado lugar, pois é a partir de tal constituição que surgem as necessidades de desenvolvimento de meios que o facilitem o processo de produção do qual o trabalho é a energia que o move e por consequente, que facilitem a vida do homem (enquanto trabalhador e suas necessidades desencadeadas a partir do trabalho – como lazer para distrair e descansar do trabalho –). A partir de tal pressuposto, analisando a fonte de renda dos alcantarenses, podemos dividi-la em três vertentes:
A primeira constituída por aqueles que trabalham no campo, de forma altamente rudimentar, justamente pela pouca densidade técnica do lugar, que se restringe a enxada, foice, e um pouco de conhecimento deixados pelas gerações anteriores, da qual sobrevivem, sobretudo adultos e os idosos.
A segunda vertente caracteriza-se pela migração e por ser constituída pela população mais jovem e masculina, na qual grande parte da população migra sazonalmente para outras regiões ou pendularmente para cidades próximas, sobretudo para trabalhar na construção civil, fato que mudou muito nos últimos anos, quando o emprego de garçons em bares, restaurantes e churrascarias passou a ser o grande atrativo dos jovens de alcançaras para a região sudeste e centroeste do país, passando a incluir também as trabalhadoras do sexo feminino. Tal vertente enfatiza a pouca existência de técnica no lugar, pois a presença de equipamentos técnicos é um grande atrativo às grandes e médias empresas e por consequente, à mão-de-obra.
Na nossa classificação ainda resta aqueles que sobrevivem a partir de benefícios públicos, compreendendo a população idosa que sustenta-se do aposento e mulheres mãe de família que recebem benefícios como bolsa família e bolsa escola, dos quais sustentam sua família, enquanto os pais estão trabalhando em outras cidades ou estados. Viver a partir de benefícios não necessita de equipamentos e objetos técnicos, necessariamente, portanto mais um indício que configura Alcântaras como pouca tecnificada.
De modo geral, os instrumentos técnicos disponíveis em Alcântaras constituem: agua, esgoto, eletricidade e sistemas de comunicação como telefonia e internet, banco bradesco e lotérica, delegacia, correios, unidade de saúde, que não é caracterizada como hospital, estradas pavimentadas,  instrumentos estes basilares e indispensáveis a qualquer lugar nos dias atuais de globalização, entretanto o sistema de transporte coletivo, restringe-se aos “famosos paus-de-arara”, que mostra um grande atraso técnico, no mais, não existe nenhuma instituição educacional de nível superior, nenhum centro de saúde preparado a atender às necessidades da população, enfim, Alcântaras está a mercê de meios técnicos que já são tão comuns neste modo de produção, capazes de possibilitar o trabalho e por consequente a sobrevivênciados cidadãos.



A informação pode ser entendida como o fluxo de conhecimentos, o que permite determinado ator social perpassar fronteiras possibilitadas por técnicas desenvolvidas e com base na comunicação. Assim a informação é a utilização de técnicas desenvolvidascontidas por informações, para a reprodução e produção de mais informação, permitindo assim a observação da densidade informacional.
Exemplificando, determinado espaço tem um objeto técnico, uma estação de rádio, que por si só já é resultado de pesquisas, desenvolvimento de equipamentos e preparação dos locutores, ou seja, a rádio é uma reprodução de outras técnicas e, tendo por objetivo passar conhecimento. Porém, é necessário um conjunto de ações para concretização de tal objetivo, que dá origem a informação.
Alcântaras tem uma rádio comunitária, o próprio sistema educacional, é grande o acesso à internet, ou seja, disponibiliza de consideráveis meios técnicos que possibilitam a informação, porém, estes equipamentos não são utilizados em prol das necessidades sociais e ambientais do município, o que para SANTOS, 1988, é indispensável na densificação informacional de determinado lugar.
A inutilidade de tais equipamentos para produção e fluxo de informação é escancarada na prática dos agentes sociais que não buscam por meio de tais equipamentos especializar a população profissionalmente, e consequentemente atrair empresas de cunho informacional, como desenvolvedores de sistemas, instituições de ensino superior, entre outras.
Assim, a informação caracterizada como capacidade de exteriorizar a outros lugares, ou seja, buscar conhecimentos fora do lugar e os aplicar no lugar por meio de técnicas, é invertida, no momento que os agentes sociais vão trabalhar fora ou ficam esperando a renda que vem de fora, não se preocupando com o desenvolvimento e adaptação das suas próprias técnicas para atrair o trabalho para o município.
A comprovação de tal observação está em um evento histórico para a Serra da Meruoca, quando a cerca de cinco anos, a Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Federal do Ceará, cotam Alcântaras como sendo o lugar da Serra para ser inserido um Polo de Educação a Distancia, porque as condições de relação a cidade média de Sobral, desenvolvimento social e econômico, colocavam Alcântaras como mais necessitada de um centro de ensino superior do que Meruoca, entretanto por motivos de não disponibilização de objetos técnicos como instalações e internet pública, o projeto foi realocado para Meruoca.
Não queremos dizer que os sistemas de objetos técnicos alcantarenses descritos são subutilizados ou mesmo, estão a serviço de um grupo hegemônico, pelo contrário, aqueles que compõe a hegemonia do município buscam suprir suas necessidades como educação e saúde em outras cidades, sobretudo em Sobral, mas acreditamos que tais sistemas de objetos estão distantes da lógica da informação, onde as pessoas se utilizam do conhecimento das técnicas e da comunicação para informacionalIzar o lugar, por meio de preparação profissional, atração de investimentos e desenvolvimento de uma cultura de pensamento crítico, que busque a informação nos meios técnicos que contém conhecimento.


Falar em comunicação é falar em interligação das técnicas, dos agentes sociais, integração proporcionada por meio de mensagens em fluxo, que geram na práxis, informações.
Assim, falar em comunicação seria discutir a forma como cada um dos tempos das pessoas se comunicam, respeitando suas diversidades e pluralidades, onde a partir do meio ambiente e da psicoesfera desenvolvem-se a comunicação, por meio da qual os agentes sociais tendem a serem livres e buscarem repassar a sua experiência, sensação e opinião aos demais, muitas vezes tentando impor-se hegemonicamente seus interesses.
Em uma de suas entrevistas, Milton Santos dá o exemplo de Belo Horizonte, tentando explicar a densidade comunicacional, fala eu ricos, pobres, negros, brancos e índios, estão todos convivendo juntos e interligados por sistemas de comunicação, sobretudo por grandes agencias de notícias, universidades, editoras e igrejas, que acabam “sequestrando os meios” e estabelecendo seu ponto de vista hegemônico.
Em Alcântaras vale destacar o quanto as novas técnicas e tecnologias vêm proporcionando a liberdade mencionada parágrafos acima, no pensamento e comunicação entre as pessoas, sobretudo a partir do uso do computador, da internet e dos seus múltiplos recursos.
Enumeramos abaixo os principais sítios/blogs que noticiam os acontecimentos do município e da região, bem como disseminam opiniões e/ou ideias de grupos, com a respectiva quantidade de acessos de páginas, contadas até 19/11/2012.

Tabela 01: Levantamento dos acessos à informação em Alcântaras por meio dos Sitios/Blogs em 18/11/2012.
Blog/endereço
Número de visitas
Blogalcantaras
http://www.blogportaljovem.com/
2 158 032
Visão Norte
http://visaonorte.blogspot.com.br/
775 731
Portal Jovem de Alcântaras
http://www.blogportaljovem.com/
216 611
ECOS - Entidade Cooperativista Sustentável
http://ecosalcantaras.blogspot.com.br/
24 104
Blog da Prefeitura Municipal de Alcântaras
http://pma-ce.blogspot.com.br/
17 229
Alcântaras 50
http://alcantaras50.blogspot.com.br/
4 244
TOTAL;
3 195 951
Fonte: Dados disponíveis nos sitios.

Um total de 3 195 951 de acessos de páginas nos últimos quatro anos, desde 2009, quando o Blogalcantaras foi pioneiro na utilização dos do sistema de sitio/blogs para noticiar os acontecimentos na pequena cidade de Alcântaras, considerando-se os blogs com mais de 4000 acesso (dados dos próprios blogs) e que produzem informações tendo como público alvo os habitantes do município. O que representa aproximadamente 2 458 acessos diários nestes 4 anos.
Os acessos se dão sobretudo nas residências das pessoas, por meio de internet particular, contratada por 6 “grandes” servidores particulares (ver tabela abaixo), nas instituições públicas, como escolas, secretarias, prefeitura, entre outros, por meio do servidor da prefeitura, ou ainda, por meio de 4 tímidas Lan houses.

Tabela 02: Servidores de internet em Alcântaras em Nov/2012.
Empresa
Quantidade de servidores
FoxNet
3
WordNet
2
OiVelox
1
Prefeitura Municipal
1
TOTAL:
6
Fonte: Levantamento pessoal.

            Neste estudo é importante identificar ainda a existência de uma rádio comunitária (Bela Vista FM), que transmite programas noticiários, entretenimento, políticos e religiosos ao longo de todos os dias por meio de sua estação e da internet nos blogs Blogalcantaras e Visão Norte. Recentemente o Blog Portal Jovem lançou a primeira web-rádio com programas voltados, até o momento, ao entretenimento musical.
Mas não é somente a partir destes sistemas de tecnológicos que se estabelece a comunicação, observamos também o quanto é grande o poder da igreja na dominação dos meios de comunicação, em um rápido levantamento, constatamos a existência de 14 capelas e 1 igreja matriz da religião católica (dados extra-oficiais) e 6 igrejas da religião evangélica, número muito grande para uma população de 10 771 habitantes (IBGE, 2007), aproximadamente uma igreja para cada 460 habitantes, que reúnem diariamente dezenas de pessoas das mais diversas classes sociais, com o objetivo de comunica-las as ideias, princípios e crenças das religiões.
Apesar de não existirem instituições de ensino de nível superior, existem 34 escolas (16 do ensino fundamental, 17 da pré-escola e 1 de ensino médio), todas públicas, que estão cotidianamente levando conhecimentos a 2 964 jovens alcantarenses (@cidades, 2007).
Considerando-se o tamanho territorial (139 km2) e demográfico (10.771 hab.) do município, podemos observar diversos meios que possibilitam a comunicação e consequente interação entre os mais diversos agentes produtores do lugar.
Fato marcante, observado pelos números, é a liberdade da comunicação observada nas mídias alternativas e locais que quebram a hegemonia das mídias regionais e nacionais, discutindo ou ao menos expondo a realidade do alcantarense, sob o ponto de vista de quem convive com tal realidade.

V.           Considerações finais

A partir de tal estudo, embasado em conhecimentos teóricos, com dados abstraídos da convivência com a realidade alcantarense, identificamos que Alcântaras dispões de uma grande densidade comunicacional, por meio de mídias alternativas, que atingem sobretudo a população mais jovem, por dominarem com mais afinco as novas tecnologias que disponibilizam tal conhecimento. Entretanto isto não é algo de se comemorar, visto que tal comunicação não é utilizada, por meio do fluxo do conhecimento para gerar informação que transforme e oriente a organização do espaço e do trabalho dos seres humanos deste município.
Talvez o mais preocupante seja o fato de o poder público não estar minimamente preocupado em repaginar o município, visto que suas ações não investem em transformações das técnicas existentes, absorção de novas, atentando à geração de conhecimentos e a produção de consequente informação, que por meio da comunicação permita que a sociedade, a partir do seu trabalho reconstruir um espaço densamente técnico, informativo e informado e, que comunique as pessoas e/aos lugares.


@CIDADES. Alcântaras – CE. http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=230050>. Acesso em: 15-11-2012.

CAVALCANTE, Márcio Balbino. O lugar no mundo e o mundo no lugar: a geografia da sociedade Globalizada. Disponível em:. Acesso em: 15-11-2012.

JUNIOR, Maurício Silva. Entrevista com Milton Santos. Disponível em:. Acesso em: 19-11-2012.

MAZUCHELI.Resenha: Técnica, Espaço e Tempo - Milton Santos. Disponível em:. Acesso em: 15-11-2012.

Pensamento de Milton Santos chega às telas do cinema. Disponível em:. Acesso em: 19-11-2012.

SANTOS, Milton. Modo de produção técnico-científico e diferenciação espacial. Disponível em:. Acesso em: 15-11-2012.
© 2013 - o-espetacular.blogspot.com | Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução de qualquer conteúdo deste site sem autorização por escrito de seus autores.