Inclusao social

| Publicado por Rodrigo Sousa em: 5 de novembro de 2011 |

    A inclusão social consiste em aproveitar os benefícios oferecidos pelas inovações tecnológicas, mas de um modo que esses benefícios possam tornar a sociedade um lugar viável para a convivência de pessoas dentro de suas necessidades especiais ou não. A exclusão social se dá essencialmente pela diferença de classe social, educação, idade, sexo, origem, deficiência física ou mental, preconceito, etc.
“Triste mundo, que veste quem está vestido e despe quem está nu” (Calderón de la Barca), esta citação é um retrato fiel da realidade, na qual o mundo se preocupa em solucionar problemas que não existem, como os estudos das tecnologias bélicas, e deixa de lado os verdadeiros problemas que afligem a humanidade.
    Dentro da sociedade existem pessoa que apresentam necessidades diversas, entre elas as deficiências físicas e mentais (representadas por 500 milhões de pessoas em todo o mundo, destes 25 milhões são brasileiros), que nos últimos anos vem ganhando grande atenção do governo e da sociedade de modo geral, que está observando a urgência de se adaptar para as exigências destes, criando mecanismos que possam acolher pessoas que tenham qualquer tipo de necessidade.
A maioria dos países do mundo apresenta leis que asseguram os direitos de deficientes (No Brasil, a Lei Federal n° 7853, de 24 de Outubro de 1989, assegura os direitos básicos dos portadores de deficiência), no entanto sabemos que muitas vezes falham, quando mais precisamos delas. Mas isso ocorre porque o sistema não está preparado para aplicá-las, sendo ai que surge a inclusão social com seu papel fundamental de preparar o sistema, de modo que este saiba aplicar a lei com justiça.
    Quando se fala em inclusão social é impossível deixar de falar em acessibilidade, que é um dos meios mais importantes, se não o mais importante para se alcançar a inclusão. Outro meio muito importante para o sucesso da inclusão é a divulgação de informações sobre os direitos assegurados em lei.
    Necessidades especiais necessitam de atenção especial, muitos são os casos que anseiam por atenção, e que ao senso comum são problemas pertinentes que precisam de soluções urgentes e necessários.
    “Todos tem direito a educação de qualidade”, pelo menos é o que prega a legislação brasileira, sabemos que a educação brasileira de hoje consegue chegar aos lugares mais distantes, mas sabemos também que tão pouca é sua qualidade, que somente uma mínima parcela desses estudantes consegue dar continuidade aos estudos, após concluir o ensino médio e menos ainda conseguem chegar ao ensino superior, isso prova que a educação oferecida não atende às expectativas, o que é frustrante, pois de que serve saber ler no mundo contemporâneo? O mundo atual exige cada vez mais, exige que você seja o melhor, no entanto não oferece condições mínimas de educação funcional.
    O emprego é fator fundamental para que possamos criar nossas condições básicas de vida. No entanto a demanda de desempregados é muito grande, sendo praticamente impossível sua quitação. Sendo função e responsabilidade das políticas governamentais gerar emprego para que o homem possa contribuir com seu trabalho para o desenvolvimento seu e de sua nação.
    As novas sociedades têm a necessidade de se comunicar, de estar em contato constante, necessita ainda de rapidez e eficiência, para reunir todas essas características foi necessário a criação do “mundo digital”, ao qual exige enorme transformação social, pois ele muda todas as estruturas sociais, o que exige muito de nós, e muitos não estão preparados, pois esse sistema exige investimento tecnológico, financeiro e conhecimento, tornando seu acesso praticamente impossível a grande parte da população, o que é convencionado como analfabetismo digital. Mas muitos são os investimentos governamentais e não-governamentais para incluir a população nesse novo mundo de novas perspectivas.
    O transporte é necessário para se ter acesso ao trabalho, educação e lazer.  Mas nem todos têm condições de desfrutar de um transporte particular, necessitando, portanto, do transporte publico, que na maioria dos casos não chega àqueles que realmente precisam dele, os mais pobres, e quando o chegam não oferecem condições dignas, sejam elas por superlotações ou má conservação, levando a conseqüências insuperáveis, como acidentes, poluição do meio-ambiente e outros.
    A distribuição de renda é um assunto que interessa a todos, pois ela é fundamental para que estejamos incluídos nos programas sócias do governo, principalmente aqueles que mais precisam, aliás, a distribuição de renda é a responsável pela criação de condições que tornem as pessoas mais igualitárias economicamente, para isso é necessária uma política que vise a criação de empregos e serviços que possam atender a todos.
O programa bolsa família surgiu para manter as crianças na escola, incluindo-se assim ela no meio social educacional, só que, o programa falhou, porque ele só faz as crianças permanecerem na escola para não perderem o beneficio, ele poderia criar parceiros pedagógicos para preparar o aluno e quem sabe sua família com cursos para aumentar sua renda, fazendo uma relação com o ditado popular, “o bolsa família” dá o peixe e não a vara e o ensinamento para que o beneficiado possa pescar, e se tornar independente do programa, sendo assim o programa bolsa família funciona somente para matar a fome de uma grande parte da população.
Por muito tempo o negro e outras “raças” estiveram excluídos da sociedade, vistos como seres inferiores e indignos de participar desta, essa situação vêm mudando, os negros vem ganhando espaço na política, na universidade e nos mais diversos campos da sociedade.
Um outro grande dilema enfrentado por nossa sociedade é a discriminação ao idoso, que é diariamente noticiado como vítima de preconceito, violência e desrespeito, são vítimas de um sistema que valoriza “quem é produtivo”.
    Acima de tudo a inclusão social necessita de políticas públicas, por estes e outros motivos que é urgente uma reformulação nas leis e parâmetros da nossa sociedade, que está cada vez mais individualista.
    Portanto a sociedade tende a criar condições, modificando suas estruturas e oferecendo serviços para portadores de deficiências e quais queres outras necessidades, somente assim, possibilitando sua inclusão dentro de uma sociedade tão diversa e complexa quanto a atual. Dentro desta perspectiva trabalha um enorme grupo de ativistas que defendem modificações em setores da sociedade como educação, saúde, segurança, lazer e trabalho para todos.
No Brasil todos têm seus direitos assegurados por lei, mas em muitos casos não cumpridos pela justiça e pela sociedade. Torna-se assim necessário que o povo mude e passe a ver o mundo com outros olhos, procurando enxergar o que realmente tem de ser visto.
© 2013 - o-espetacular.blogspot.com | Todos os direitos reservados

É proibida a reprodução de qualquer conteúdo deste site sem autorização por escrito de seus autores.